Postagens Populares

Postado Por: Aléxis Campbell segunda-feira, 14 de março de 2011


Após aprendermos que o termo gótico, foi usado para nomear um tipo de arquitetura medieval e obscura, do seculo XIX, apresentaremos agora também dentre o contexto da arte gótica, a pintura.

Relembrando que Giorgio Vasari, foi o primeiro a utilizar o termo 'gótico' para referi-se a arte, além de arquiteto era pintor, vale destacar que ele nomeou o quadro 'Mona Lisa' de Leonardo DaVince, que também tem como nome 'La Gioconda'.

A arte gótica baseia-se na pintura da Europa Medieval tendo influencia também da pintura bizantina (produzida por/para Cristãos), tais quadros góticos eram vistos principalmente nas catedrais da propria igreja, pois representam temas como; o Apocalipse, Velho testamento, Virgem Maria, infancia de Jesus Cristo ou muitas vezes imagens de anjos. Sendo considerado assim uma arte inteiramente religiosa, talvez este fato da arte gótica esta ligado a Igreja Catolica, explica o motivo pela atração dos adeptos da subcultura por simbolos como o cruficifixo.

Por baixo dos 'panos' na mesma época outros diversos pintores anonimos, retrataram quadros até hoje poucos conhecidos, mas com traços da obra gótica. A Igreja usava imagens também muitas vezes assustadoras para 'repremir' as proprias pessoas da sociedade, ou melhor, os pecadores que temiam ao 'inferno de fogo' representando imagens diabolicas, sombrias, e aterrorizantes, muitas vezes tais imagens eram expostas dentro da propria igreja, e assim propagavam a doutrina do inferno de fogo, assim como as gárgulas eram postas na parte externa, normalmente em lugares altos para que todos podessem ver, imagens como estas que eram também representadas em quadro 'góticos'.

Para finalizar, há discussões em torno das obras de diversos pintores do estilo gótico e renascentista, porém em plena época do Renascimento, tal arte foi desvalorizada dando lugar ao estilo clássico, greco-romano. Porém mesmo após este 'renascimento', aonde o mundo estava mais desenvolvido, por força do gosto romântico, a arte gótico voltou a ganhar destaque na Grã-Bretanha , que passou a ser chamado de neogótico ou Gotico Vitoriano, e com o passar do tempo o estilo foi usado para relembrar uma época histórica onde o mundo vivia um período de fanatismo religioso e superstições, e também pelo seu esforço decorativo e de grandiosa arquitetura.

Retirado de: Gothic World

Deixe uma Resposta

- Copyright © 2013 † Little Fallen Sanctuary † - Traduzido Por: Template Para Blogspot